terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A escola recebeu medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica do ano de 2015 referente à atuação dos alunos na Modalidade Teórica, seguem listadas abaixo:

-Medalhas de Ouro Nacional: 1
-Medalhas de Prata Nacional: 3
-Medalhas de Bronze Nacional: 4
-Medalhas de Mérito Nacional: 4

A escola foi agraciada, ao todo, com os certificados e da OBR 2015 na modalidade teóricas abaixo:

- Certificado de faixa Ouro Estadual: 1
- Certificado de faixa Prata Estadual: 3
-Certificado de Faixa Bronze Estadual: 3

Segue abaixo a lista dos alunos medalhistas e Nível correspondente:

NÍVEL 0
- Carla Maria Silva Soares- Medalha de Ouro Naciona
-Isabela Baena Arantes- certificado de faixa ouro estadual
-Thainara Vaz dos Santos- Certificado de faixa Prata Estadual
Nível: 1
-Emili Cristina Flores- Medalha De Prata Nacional
-Letícia Eduarda Soares dos santos-Certificado de faixa de Bronze Estadual
-Tauany Siqueira Fernandes- Certificado de faixa Bronze Estadual
Nível: 2
-Luiza Teixeira Pinheiro- Medalha de Prata Nacional
-João Henrique Maciel da Silva- Medalha de Prata Nacional
-Lucas Erlich- Medalha de Bronze Nacional
-Rafael dos Santos Moretto- Certificado de faixa Prata Estadual
-Malik Batista Galvão-Certificado de faixa Prata Estadual
-Ruan Lopes Gonçalves- Certificado de faixa Bronze Estadual

Nível: 3
-Letícia Cristiane Rocha de Oliveira- Medalha de Prata Nacional
-Emilly Vieira dos Santos- Medalha de Bronze Nacional
-Caio da Rosa de Oliveira- Medalha de Bronze Nacional
-Deborah Santa Cruz Rodrigues- Medalha de Bronze Nacional
Nível: 4
-João Pedro Cerutti da Silva- Medalha de Mérito Nacional
-Ulysses Oliveira Benites Ferreira-Medalha de Mérito Nacional
Nível: 5
-Fábio Amaral Godoy da Silveira- Medalha de Mérito Nacional


Nós agradecemos a participação de todos. A participação de todos na OBR colabora com o crescimento da robótica e sua importância para o futuro do país.

Arte e Educação Física em foco

Fundamentada em uma educação escolar onde o aluno é o protagonista de seus atos, a escola desenvolveu atividades nas quais proporcionaram a formação integral do estudante. Com a construção do conhecimento envolvendo as disciplinas de Arte ministrada pelos professores Aguinaldo e Dilma com apresentações musicais e da disciplina de  Educação Física, ministrada pelas professoras Maria Madalena e Jocenir através dos jogos  interclasses, onde houve troca de conhecimentos, organização e socialização. Desta maneira a motivação para a participação nas atividades foi intensa e gratificante.















quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

20 de Novembro - Consciência Negra

Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Nesse contexto no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra, foram expostos trabalhos, exposição artística e teatro, sob orientação das professoras Dilma, Kátia Humberto e Andréia.



































segunda-feira, 23 de novembro de 2015

II Mostra do Meio Ambiente

A “II MOSTRA DO MEIO AMBIENTE” ocorreu no dia 27 do mês de outubro os trabalhos foram apresentados e organizados em salas numa sequência temática, sendo prestigiados por toda comunidade escolar. Os trabalhos de pesquisa e produção foram realizados pelos alunos no decorrer deste mês, orientados pelos professores responsáveis. As apresentações foram feitas de forma expositiva, fazendo uso de cartazes, maquetes, com elaboração de vídeos, documentários e encenações teatrais.  O objetivo foi orientar a comunidade escolar, quanto à importância da conscientização, consumo e responsabilidade frente aos impactos gerados.
De forma bastante ampla, foram apresentados trabalhos que elucidavam efeitos nocivos à natureza através de ações humanas, tanto de uma forma local como em caráter de mundo. Foram citados catástrofes ambientais, desmoronamentos, enchentes, fatores climáticos e os efeitos globais relacionados aos danos causados ao planeta, assim como formas alternativas de produção de energia e controle de espécies da fauna e flora regional, bem como os impactos causados pela produção agrícola e entre outros aspectos relacionados ao tema.

O resultado esperado era que a comunidade escolar se sensibilizasse com os problemas ambientais atuais e se conscientizassem com pequenas atitudes que possam minimizar esses danos no dia-a-dia. Além de possibilitar aos alunos desenvolverem trabalhos em equipe, fazendo uso da criatividade, da interdisciplinaridade, valorização pelo meio ambiente, permanência na escola com uma aprendizagem significativa, para que desta forma se tornem jovens cada vez mais competentes, valorizados socialmente e assim exercerem o papel de cidadãos de bem, acredita-se que estes resultados foram todos atingidos de forma bastante satisfatória.