A Escola Técnica de Comércio, levando o nome do Dr. Fernando Corrêa da Costa, foi criada pelo Decreto Legislativo de nº 855, de 27 de novembro de 1964 e publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso em 19 de fevereiro de 1965.
O Decreto nº 1.171 de dezembro de 1977 unifica a antiga Escola Normal, 2º Ciclo e a Escola Técnica de Comércio Dr. Fernando Corrêa da Costa e cria, pelo Decreto, o 1º grau nesta escola.
O funcionamento da escola, no atual prédio, que já passou por algumas ampliações, iniciou-se em 1976, na gestão do então governador, Sr. José Fragelli.
Hoje a Escola oferece o Ensino Fundamental de nove anos, o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos – (EJA Nível Médio), O Curso Normal Médio, O Curso em Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Recursos Humanos e o Curso Estadual Preparatório para o Vestibular (CEPV) .
Atualmente, a Resolução/SED nº 2.318, de 29 de dezembro de 2009 dispõe sobre o funcionamento curricular e o regime escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.
A Resolução/SED nº 2.319, de 6 de janeiro de 2010 autoriza o funcionamento dos Cursos de Educação de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio – EJA – I – MS, em unidades escolares da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul.
Por ser escola de referência da SED (Secretaria Estadual de Educação), abriga a NUESP (Núcleo de Educação Especial), que atende alunos com necessidades especiais. Também abriga a Supervisão de Gestão Escolar que tem à frente a professora Maria Rosa Fernandes Flores.
No dia 1º de dezembro de 2011 ocorreu a posse para o triênio 2011-2014 onde continuam na Direção a professora Cassiana Melissa da Rosa Oliveira e na Direção-Adjunta, a professora Geanine de Moura Martins Recalde.
Atualmente a escola conta com 57 docentes, 30 funcionários não-docentes e em torno de 1.000 alunos.
A Educação oferecida por esta Unidade Escolar, baseada nos ideais da democracia, solidariedade humana e do bem estar social, abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho e nas manifestações culturais, políticas e religiosas, vinculando-se ao mundo do trabalho e à prática.