sexta-feira, 31 de março de 2017

Premiação das Olimpíadas de Informática e Robótica

A Olimpíada Brasileira Robótica (modalidade teórica) premiou nossos estudantes com Certificados de Mérito Estadual e Medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Mérito. Na Olimpíada Brasileira de Informática, os estudantes receberam  certificados conforme seu desempenho e colocação em Nível Nacional na prova teórica. Os estudantes foram selecionados de acordo com seu desempenho nas atividades propostas, compromisso e rotina de estudos para participarem de oficinas de Matemática e Raciocínio Lógico. As provas foram realizadas no ano de 2016 em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Núcleo de Tecnologia Educacional de Ponta Porã.  A Escola Fernando parabeniza os estudantes! E que venham os desafios das Olimpíadas 2017.












Biblioteca na escola

“A LEITURA NOS LEVA POR MUNDOS QUE NUNCA EXISTIRAM, NEM EXISTIRÃO, POR ESPAÇOS LONGÍNQUOS QUE NUNCA VISITAREMOS. É DESSE MUNDO DIFERENTE, ESTRANHO AO NOSSO, QUE PASSAMOS A VER O MUNDO EM QUE VIVEMOS DE UMA OUTRA FORMA.”(RUBEM ALVES)
É nesta perspectiva que o trabalho de leitura e produção textual deve ser desenvolvido na escola, pois permite aos alunos interagir com mundos alheios aos seus através da linguagem, um poderoso instrumento de expressão do ser humano. Ao ler, o aluno, assume uma postura ativa diante dos fatos e passa a ter condições argumentativas de debater, discutir sobre eles, expondo, quer na oralidade ou na escrita, seus pontos de vista.

Assim, as aulas de leituras realizadas neste ano de 2017, pelas professoras Mirian Paula, Camila Mariany e Ariana, na disciplina de Língua Portuguesa, na Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, trabalham os mais variados gêneros, proporcionando aos estudantes situações textuais em que eles façam uso da língua com propriedade, criatividade, articulando as relações entre os interlocutores daquele momento, o estilo, a temática e toda a situação comunicativa ali presente, sendo não mero expectador, mas autor do seu discurso.






Família e Escola

A presença da família no processo de escolarização das crianças favorece a construção da parceria no desenvolvimento das ações para o sucesso escolar e social.
O primeiro Encontro com o Projeto Família e Escola abordou:
- A importância da parceria Família e Escola;
- Rotina de estudos;
- Rotina da escola;
- Apresentação de professores.











ProEMI

          O ProEMI foi instituído pelo Ministério da Educação/MEC por meio da Portaria Nº 971, de 9 de outubro de 2009 com o objetivo de proporcionar mudanças significativas nas escolas de Ensino Médio, não profissionalizante, no país. A implantação do Programa Ensino Médio Inovador no Estado de Mato Grosso do Sul, foi operacionalizada a partir do Decreto nº 2.335, de 29 de março de 2010.
Este Programa é um instrumento fundamental para a elaboração do Plano Redesenho Curricular nas escolas de Ensino Médio, para o desenvolvimento de um estudo mais dinâmico e flexível, que contemple os conhecimentos das diferentes áreas e a realidade dos estudantes, atendendo suas necessidades, expectativas e projetos de vida.
Diante disso, a Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa aderiu ao programa com a finalidade de formar jovens protagonistas, que tenham postura de liderança, que busquem a inovação e, principalmente, queiram fazer a diferença no mercado de trabalho.
Sendo assim, no início do ano letivo de 2017, reuniram-se na biblioteca da escola Direção, Coordenação Pedagógica do Ensino Médio, representada pela professora Wanderléa Pereira Lopes Catto, juntamente com a equipe docente, para apresentar aos pais as orientações do ProEMI, informando também que as aulas terão o sexto tempo, ministradas no período matutino.
As atividades integradoras ministradas serão:
· Projeto de Vida e Pós Médio - que orienta o estudante sobre o mundo do trabalho.
· O Estudo Orientado -  contempla a Matemática financeira no dia a dia do estudante.
·  Atividade eletiva I - corresponde à Língua Portuguesa, redação interpretação textual e gramatical.
·  Atividade eletiva II - Matemática em geral.
· Atividade eletiva III – trabalhar-se-á pesquisa e cultura digital, articulando ações interdisciplinares que potencializem o conhecimento dos estudantes.
 Portanto, a escola confia e acredita no potencial dos alunos, porque é preciso que as novas gerações reencontrem o sentido da aprendizagem e reconheçam as conexões entre a escola e os desafios que enfrentam em seu cotidiano.






“Educação é, sobretudo, formar a autonomia crítica e criativa do sujeito histórico competente”. (Pedro Demo)