O ProEMI foi
instituído pelo Ministério da Educação/MEC por meio da Portaria Nº 971, de 9 de
outubro de 2009 com o objetivo de proporcionar mudanças significativas nas
escolas de Ensino Médio, não profissionalizante, no país. A implantação do
Programa Ensino Médio Inovador no Estado de Mato Grosso do Sul, foi
operacionalizada a partir do Decreto nº 2.335, de 29 de março de 2010.
Este
Programa é um instrumento fundamental para a elaboração do Plano Redesenho Curricular
nas escolas de Ensino Médio, para o desenvolvimento de um estudo mais dinâmico
e flexível, que contemple os conhecimentos das diferentes áreas e a realidade
dos estudantes, atendendo suas necessidades, expectativas e projetos de vida.
Diante
disso, a Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa aderiu ao programa com a
finalidade de formar jovens protagonistas, que tenham postura de liderança, que
busquem a inovação e, principalmente, queiram fazer a diferença no mercado de
trabalho.
Sendo assim, no início do
ano letivo de 2017, reuniram-se na biblioteca da escola Direção, Coordenação Pedagógica
do Ensino Médio, representada pela professora Wanderléa Pereira Lopes Catto,
juntamente com a equipe docente, para apresentar aos pais as orientações do
ProEMI, informando também que as aulas terão o sexto tempo, ministradas no
período matutino.
As atividades integradoras ministradas serão:
· Projeto de Vida e
Pós Médio - que orienta o estudante sobre o mundo do trabalho.
· O Estudo
Orientado - contempla a Matemática financeira
no dia a dia do estudante.
· Atividade eletiva
I - corresponde à Língua Portuguesa, redação interpretação textual e gramatical.
· Atividade eletiva
II - Matemática em geral.
· Atividade eletiva
III – trabalhar-se-á pesquisa e cultura digital, articulando ações
interdisciplinares que potencializem o conhecimento dos estudantes.
Portanto, a escola
confia e acredita no potencial dos alunos, porque é preciso que as novas
gerações reencontrem o sentido da aprendizagem e reconheçam as conexões entre a
escola e os desafios que enfrentam em seu cotidiano.
“Educação é, sobretudo, formar a autonomia crítica e
criativa do sujeito histórico competente”. (Pedro Demo)