As tecnologias
passaram a fazer parte do cotidiano dos cidadãos e os jovens recorrem às
tecnologias, sendo o celular o recurso preferido para comunicar, pesquisar,
jogar e ouvir música, entre outras tarefas. A escola, como lugar privilegiado
da educação e espaço de desenvolvimento pessoal e social, precisa integrar
produtivamente as tecnologias digitais, envolvendo diferentes graus de
dificuldade.
A oficina para professores aconteceu durante a
formação continuada e inserida nas ações metodológicas dos professores nos
planejamentos dos meses de setembro, outubro e novembro. Os aplicativos foram utilizados nas aulas para estimular a utilização desse recurso para a
aprendizagem, rotina de estudos e acessibilidade à tecnologia na
escola.
Os aplicativos abrem oportunidades de estudo
para os estudantes, além de expandir o espaço de aprendizagem.
Toda proposta que
investe na introdução das TICs na escola só pode dar certo passando pelas mãos
dos professores. O que transforma tecnologia em aprendizagem, não é a máquina,
o programa eletrônico, o software, mas o professor, em especial em sua condição
socrática. (DEMO, 2008)