quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da Formação Humana Integral

        A 3ª Etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi realizado nos dias 25 e 26 de julho. Tendo como conteúdos ministrados:

-Definição de currículo;
- Pressupostos e fundamentos para um ensino médio de qualidade social: sujeitos do ensino médio e formação humana integral:
-1.1. A necessidade de superar o caráter enciclopédico, dualista, fragmentado e hierarquizante do currículo do Ensino Médio.
- 1.2. Em defesa de uma perspectiva curricular menos fragmentada e mais integrada.
- 1.3. O reconhecimento do currículo como uma construção coletiva 1.4. O reconhecimento das dimensões explicativas e prescritivas do currículo.
- Dimensões da formação humana: trabalho, ciência, tecnologia e cultura e os sujeitos do ensino médio:
2.1. Um convite ao estudo e à reflexão a partir do fazer pedagógico e do ser professor;
2.2. Sujeitos do ensino médio, conhecimento escolar e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura;
2.3. Os conceitos estruturantes do ensino médio na perspectiva da formação humana integral.
       Ressaltando que o trabalho realizado pela equipe de professores aconteceu de forma dinâmica e eficaz.