sexta-feira, 31 de março de 2017

ProEMI

          O ProEMI foi instituído pelo Ministério da Educação/MEC por meio da Portaria Nº 971, de 9 de outubro de 2009 com o objetivo de proporcionar mudanças significativas nas escolas de Ensino Médio, não profissionalizante, no país. A implantação do Programa Ensino Médio Inovador no Estado de Mato Grosso do Sul, foi operacionalizada a partir do Decreto nº 2.335, de 29 de março de 2010.
Este Programa é um instrumento fundamental para a elaboração do Plano Redesenho Curricular nas escolas de Ensino Médio, para o desenvolvimento de um estudo mais dinâmico e flexível, que contemple os conhecimentos das diferentes áreas e a realidade dos estudantes, atendendo suas necessidades, expectativas e projetos de vida.
Diante disso, a Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa aderiu ao programa com a finalidade de formar jovens protagonistas, que tenham postura de liderança, que busquem a inovação e, principalmente, queiram fazer a diferença no mercado de trabalho.
Sendo assim, no início do ano letivo de 2017, reuniram-se na biblioteca da escola Direção, Coordenação Pedagógica do Ensino Médio, representada pela professora Wanderléa Pereira Lopes Catto, juntamente com a equipe docente, para apresentar aos pais as orientações do ProEMI, informando também que as aulas terão o sexto tempo, ministradas no período matutino.
As atividades integradoras ministradas serão:
· Projeto de Vida e Pós Médio - que orienta o estudante sobre o mundo do trabalho.
· O Estudo Orientado -  contempla a Matemática financeira no dia a dia do estudante.
·  Atividade eletiva I - corresponde à Língua Portuguesa, redação interpretação textual e gramatical.
·  Atividade eletiva II - Matemática em geral.
· Atividade eletiva III – trabalhar-se-á pesquisa e cultura digital, articulando ações interdisciplinares que potencializem o conhecimento dos estudantes.
 Portanto, a escola confia e acredita no potencial dos alunos, porque é preciso que as novas gerações reencontrem o sentido da aprendizagem e reconheçam as conexões entre a escola e os desafios que enfrentam em seu cotidiano.






“Educação é, sobretudo, formar a autonomia crítica e criativa do sujeito histórico competente”. (Pedro Demo)